Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente vai além de respeitar a legislação ambiental. Através de seu Sistema de Gestão Ambiental, a empresa busca trabalhar continuamente para minimizar os impactos ambientais das suas atividades, a fim de tornar-se referência também na proteção do meio ambiente. Nossa Política Ambiental consiste no compromisso com a comunidade e na preocupação em deixar para as gerações futuras um ambiente equilibrado e sustentável. Esta política se materializa através das seguintes diretrizes:
A empresa tem uma agenda de investimentos na substituição de fontes energéticas fósseis por fontes de energias renováveis, utilizando lenha e biomassa, para que sejam minimizados os impactos ao meio ambiente.
Em 2010, a Bianchini S/A iniciou os investimentos na produção de fontes de energia renováveis, como a usina de biodiesel instalada na unidade de Canoas. Além disso, em algumas áreas de suas instalações, o uso das energias eólica e solar é uma realidade. Neste viés, a empresa também vem buscando a eliminação de ruídos e economia de energia, através da substituição de motores antigos e de alto consumo.
A modernização de processos também envolve melhorias nos sistemas de tratamento e reuso de efluentes líquidos gerados no processo produtivo, através de estações de tratamento e do sistema de efluente zero. Da mesma forma, as emissões atmosféricas foram reduzidas através de sistemas de controle de emissões eficientes, tanto dos processos de geração de vapor, secagem de grãos e nas etapas de movimentação de carga.
Ações de compensação e educação ambiental também fazem parte do escopo de melhoria contínua e sustentabilidade adotado pela Bianchini S/A, como a implantação de mata ciliar com mudas de árvores nativas junto ao Rio dos Sinos em sua unidade de Canoas. Neste sentido, programas de educação ambiental também vêm sendo desenvolvidos, buscando o aumento de práticas sustentáveis e promovendo a mudança de comportamentos de seus colaboradores e prestadores de serviços.