Vantagens

Fonte de energia limpa e renovável, o biodiesel gera emprego e renda no campo, fundamental para o desenvolvimento do Brasil. É produzido a partir de fontes renováveis, como a soja.

A produção e o consumo de combustíveis minerais, derivados do petróleo, como o diesel, são os grandes responsáveis pelo aquecimento global e pela poluição no ar. O biodiesel é uma das melhores alternativas para fazer frente à poluição causada pelos combustíveis fósseis.

O biodiesel é um promotor de inclusão social. Promove a participação da agricultura familiar, como produtora de matérias-primas, garantindo-lhe a geração de trabalho e renda. A substituição de óleo diesel pelo biodiesel produzido com participação da agricultura familiar tem gerado milhares de empregos no campo e na cidade. A renda familiar tem potencial para duplicar com o mercado do biodiesel.

Ele também aumenta a produção de alimentos. Por exemplo, a cada mil litros de biodiesel produzidos de soja, são produzidas quase 500 kg de carne bovina. Isso porque, ao se utilizar o óleo de soja para o biocombustível, o farelo é disponibilizado para a ração animal, aumentando a oferta de proteína de alta qualidade. Com o advento do biodiesel, o país aumentou sua disponibilidade de farelo de soja, gerando condições básicas para o aumento na produção na exportação de carne bocina, suína e de frangos.

Esse combustível também contribui para o crescimento do país. Com o biodiesel, o Brasil tem dependido menos das importações de diesel de petróleo, melhorando a balança comercial. Além disso, o biodiesel trouxe novo fôlego para a agricultura, pela criação de um novo mercado de comercialização da produção. Assim, o país cresce, gera empregos, renda e aumenta a circulação de insumos e serviços agrícolas.