Biodiesel_Planta

Usina Biodiesel Canoas

A unidade de produção de biodiesel da Bianchini está estrategicamente localizada no seu parque industrial, em Canoas/RS. Situada entre as maiores usinas brasileiras, ela tem capacidade de produção de 324 milhões de litros de biodiesel por ano. O investimento realizado a partir de 2010 superou os 90 milhões de reais, absorvendo tecnologias de ponta e pioneiras, voltadas à preservação do meio ambiente e à segurança física dos funcionários.

O biodiesel da empresa atende a todos os padrões de qualidade exigidos por lei. Com um rigoroso sistema interno de certificação, a Bianchini leva ao consumidor final um produto de alto padrão, que melhora a qualidade do diesel, quando misturados, contribuindo para o aumento da vida útil dos motores e bombas injetoras e para a mitigação da poluição atmosférica.

Nosso biocombustível também dialoga com o meio ambiente. A empresa busca a obtenção de matérias-primas oleaginosas que dão origem ao biodiesel junto a fornecedores que as produzam dentro de práticas agrícolas conservacionistas, adotando a tecnologia em favor da produtividade e do meio ambiente, servindo-se para o manejo cultural das biotecnologias que gerem menor impacto à natureza. Tais como: o uso de sementes com melhorias genéticas, o plantio direto, a diminuição do uso de agrotóxicos, os cuidados com a preservação dos cursos d’água e suas matas ciliares, a adoção de áreas de refúgio, pousio e rotação de culturas, entre outras.

A tecnologia utilizada no processo industrial passa por rigoroso sistema de tratamento de efluentes, que impede seu lançamento ao meio ambiente. Toda a água utilizada no processo recircula e não é devolvida à natureza, contribuindo para a preservação da qualidade dos rios da região.

O Rio dos Sinos está estrategicamente situado junto ao complexo aquático que forma o Delta do Rio Jacuí, que, por sua vez, abastece generosamente as maiores estações de captação de água para fins potáveis da Região Metropolitana de Porto Alegre. Sua preservação também está nas prioridades da empresa. Para isso, a Bianchini, em conjunto com órgãos oficiais e entidades ambientais, desenvolve um programa de implantação e recuperação de sua mata ciliar, visando sua preservação e conservação.

O biodiesel da Bianchini também promove a inclusão social da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Essa ação foi reconhecida pelo Governo Federal com a concessão do Selo Combustível Social à empresa.