DRAGAGEM NO TERBIAN


Entre os dias 25 e 29 de setembro, o Terminal da Bianchini de Rio Grande passou pelo processo de
dragagem para manutenção do calado de 14,5 m (47,5 pés) do berço de atracação de navios. Tal
profundidade garante a Bianchini a possibilidade de carregar navios de maior porte e maiores volumes
exportados através de embarques mais expressivos, contribuindo, dessa forma, para o destaque do
TERBIAN no cenário de exportadores do Sul do Brasil. Além disso, proporcionará maior segurança nas
operações de atracação e desatracação. A executante do projeto foi a Jan De Nul do Brasil utilizando a
draga Afonso de Albuquerque, construída em 2018 e com capacidade operacional de 3.500 m3 por ciclo
de dragagem. Em 2020, a Afonso de Albuquerque foi a primeira embarcação adaptada com um sistema
de baixa emissão atmosférica (ULEV: Ultra-Low Emission Vessel), reduzindo em até 99% o nível de
emissão de gases tóxicos e material particulado, o que reforça a responsabilidade ambiental da
Bianchini e a sustentabilidade do processo de dragagem. O projeto foi realizado em conjunto com outras
empresas do Porto Organizado de Rio Grande, através do Sindicato dos Terminais Marítimos –
SINTERMAR e licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM.