Agricultores puderam entrar nas unidades da fábrica e conhecer todas as etapas do processo

Os agricultores cooperativados da Cotrisal, acompanhados de seu diretor de comercialização de grãos, o Sr. Cleunir Klahn Kuster e de gerentes de filiais da cooperativa puderam ter, com a 10ª edição do Dia de Fábrica para a Agricultura Familiar Cooperativada, da Bianchini, uma manhã de imersão em tecnologias e processos industriais. 71 agricultores, dos municípios de Novo Xingu, Liberato Salzano, Constantino e Engenho Velho, vieram para o evento, que contou, também, com a importante representação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Fetag/RS, parceira indispensável da empresa quando se fala de agricultura familiar, por meio de seu vice-presidente, o Sr. Nestor Bonfante.

Devidamente orientados sobre os procedimentos de segurança e uso de EPIs, os agricultores puderam entrar nas unidades da fábrica e conhecer todas as etapas do processo, tanto de esmagamento de soja, quanto de produção e expedição de biodiesel, além de setores adjacentes, como os laboratórios de controle de qualidade, a geração de vapor, oficinas e o setor de expedição fluvial que faz o transporte de farelo de soja para o Porto de Rio Grande, servindo-se da hidrovia da Lagoa dos Patos. Cada fase industrial foi explicada por um profissional responsável por aquela etapa dentro da Bianchini.

Além disso, os visitantes do Dia de Fábrica para a Agricultura Familiar Cooperativada puderam conhecer melhor o padrão de qualidade da soja, os defeitos que podem ser reduzidos com boas práticas agrícolas e como é feita a classificação durante o recebimento.

O Sr. Cleunir, muito motivado com a experiência, sugeriu que possa haver maior intercâmbio entre os profissionais da cooperativa e da empresa, com vistas a harmonizarem os seus procedimentos de controle de qualidade no beneficiamento e armazenagem de grãos, em favor da produção, da redução de perdas e do alcance de alto padrão de qualidade, ultimando ganho para todos, empresa, cooperativa e, principalmente, agricultor.

A equipe da Bianchini, que cada vez mais se esmera para receber os produtores, percebeu o quanto o Dia de Fábrica para a Agricultura Familiar Cooperativada promove uma mudança de visão dos agricultores familiares e fortalece o relacionamento institucional. Por fim, a atividade foi encerrada com um saboroso churrasco.

O que é o Dia de Fábrica?
É um evento idealizado pela Bianchini, que tem o objetivo de abrir as portas da empresa para que as cooperativas parceiras e seus agricultores familiares possam conhecer todo o processo de beneficiamento de soja e de produção de biodiesel. O Dia de Fábrica faz parte das ações da Bianchini de fortalecimento da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel no âmbito das ações que compõem o Selo Combustível Social do qual a empresa é detentora.